Absorventes ecológicos e o orgulho de ser mulher

Kouri _ absorvente orgânicos
A biologia feminina é um tabu e isto só entendido por quem é mulher. Durante séculos fomos reprimidas e ensinadas a sentir vergonha, inclusive, de manipularmos nossos corpos. Conhecê-los em profundidade é um ato de rebeldia. O nojo que muitas mulheres sentem da própria menstruação é uma construção cultural perversa que nos tira o orgulho de sermos seres que carregam em si o poder de gerar uma nova vida. Isto é tão belo e raro que devia ser desfrutado ao máximo.

A indústria dos absorventes íntimos desenvolve um marketing tão eficiente que passamos a vida em busca de uma marca que nos faça sentir livres e confortáveis como nos comerciais de TV, o que obviamente nunca acontece pois eles são criados para nos distanciar da nossa natureza. Por mais que se tente criar produtos descartáveis, assépticos e com fragrâncias (de aroma duvidoso), ainda nos sentimos desconfortáveis pois o produto não acolhe aquilo que somos em nossa essência.

Aquele líquido azul que se usa para mostrar a eficácia dos absorventes no intervalo da novela das nove é uma enganação. Nosso sangue é vermelho e vem cheio de significados que só nós conhecemos. O sangue azul esconde uma realidade diversa daquilo que ele vende.

Nos relacionarmos com a nossa menstruação deveria ser algo natural e corriqueiro (afinal ela acontece uma vez por mês durante grande parte da nossa vida). Não há diferença entre o sangue que doamos com orgulho em um hemocentro e o que flui de nossos corpos a cada ciclo.

A ideia pode parecer estranha, mas se você parar para pensar por um instante, se dará conta de que conforme nos tornamos mais íntimas de nós mesmas, nos tornamos mais livres. Ou seja, tudo que você precisa é fazer o contrário do que te dizem para fazer.

O uso de um absorvente que não é descartável pode significar uma vantagem econômica significativa (em valores atualizados, estima-se que uma mulher gaste R$ 4.050,00 em absorventes na vida, enquanto o gasto com absorventes não descartáveis ficaria em torno de R$ 1.350,00), além de um impacto ambiental infinitamente menor, mas não é disto que se trata. A questão é que o uso deste produto, lavá-lo, armazená-lo nos devolve um orgulho que nunca deveríamos ter perdido.

Nós somos, é claro, a favor deste novo entendimento e acreditamos que os absorventes reutilizáveis significam não apenas mais saúde para a mulher, mas sua libertação e sua reaproximação com valores ancestrais. Por isto, a partir de agora, estamos vendendo no site do Mercado (aqui) um produto que por muitas pessoas pode ser visto com reserva, mas temos certeza de que, desta forma, estaremos promovendo uma reflexão muito importante. É chegada a hora da natureza feminina deixar as sombras e queremos fazer a nossa parte para isto.

OBS: estamos vendendo também absorventes para seios para as mamães. Tanto eles quantos os absorventes são feitos com matéria-prima orgânica do bem. Além disso, o design e as estampas são incríveis. Mesmo que você não esteja pronta para esta transição, visite o link do Mercado e se deixe ter o direito de pensar a respeito.

Um dado importante:
Estima-se que uma mulher tem cerca de 450 ciclos menstruais durante a vida. Ela utiliza, em média, 20 absorventes femininos por ciclo menstrual. Considerando estes números, cada mulher usa 9 mil absorventes femininos na vida. Isso gera um lixo de 125 a 150kg por mulher. Estes produtos exigem centenas de anos para se degradar, principalmente quando envoltos em sacos plásticos como parte de suas embalagens.

Kouri _ info

Anúncios

Um pensamento sobre “Absorventes ecológicos e o orgulho de ser mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s