Biomassa: creme feito com banana substitui até o leite condensado e a maionese

Biomassa orgânica
A biomassa de banana verde é muito conhecida por quem busca uma alimentação saudável e altamente nutritiva. Isto porque ela tem três características principais: deixa os pratos mais cremosos e consistentes, além de deixar as massas mais macias (substituindo, por exemplo, o creme de leite e o leite condensado); tem um alto valor nutricional; e não possui gosto marcante, o que o torna muito versátil.

A biomassa pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência (ou uma textura macia) às receitas. Ela é um creme bem espesso que pode ser acrescentado a preparações como vitaminas, sucos, pães, bolos, maionese, feijão, molhos, sopas, patês e até em docinhos de festa, como brigadeiro por exemplo. É importante ingrediente na fabricação de pães e bolos sem glúten e sem lactose, além de ser um alimento de origem vegetal, não apresentando nenhum componente de origem animal.

Uma das grandes características da biomassa (tem aqui no Mercado) é que ela possui uma grande quantidade de fibras e amido resistente. O amido resistente, principal componente da biomassa de banana verde, serve de alimento para as bactérias benéficas do intestino, melhorando a flora intestinal e consequentemente o funcionamento do intestino.

O amido resistente também auxilia na diminuição da absorção de açúcares e gorduras, já que essa absorção passa a ocorrer de maneira mais lenta. É importante aliado no controle da ingestão alimentar por promover maior sensação de saciedade o que, obviamente auxilia na perda de peso.

A quantidade recomendada a ser consumida é de 1 a 2 colheres de sopa por dia.

Benefícios
_ Melhora a textura dos alimentos deixando as preparações mais macias.
_ Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
_ Reduz a absorção de gordura.
_ Reduz a absorção de glicose.
_ Promove a saciedade.
_ Substitui o leite condensado, creme de leite, maionese e outros espessantes.
_ Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.

Nutrientes
_ Vitamina A
_ Complexo B
_ Potássio
_ Manganês
_ Fósforo
_ Pectina

Características
_ Sem adição de açúcar
_ Sem glúten
_ Sem Lactose
_ Sem conservantes
_ Sem aditivos químicos
_ Vegano

Anúncios

5 pensamentos sobre “Biomassa: creme feito com banana substitui até o leite condensado e a maionese

    • Oi, Mara, na verdade, a biomassa substitui o creme de leite e o leite condensado conferindo a textura ideal aos pratos. Não é preciso fazer estes produtos para utilizá-los nas receitas. A diferença é que a biomassa não acrescenta sabor à comida, como fazem o creme de leite e o leite condensado.

      • obrigada pelo retorno! eu sei que o sabor, utilizando a biomassa nao sera o mesmo usando o creme de letie e o leite condensado nas receitas, claro, mas o que pode ser feito para melhorar o sabor nestes casos????

      • Com certeza, Mara, o sabor não será o mesmo, mas o objetivo não é imitar o sabor desses produtos industrializados e sim oferecer alternativas para saborear pratos que você gosta em uma versão muito mais saudável.
        Você não precisa se preocupar em melhorar o sabor da biomassa, até porque ela tem sabor neutro.
        O que sugerimos é que você busque receitas específicas para o uso da biomassa.
        Se você fizer um brigadeiro ou trufa de cacau com a biomassa, por exemplo, com certeza não vai sentir falta do leite condensado.
        Através de receitas (que são facilmente encontradas na internet) você pode criar doces maravilhosos que usam calda de agave ou frutas secas como a ameixa, tâmara ou damasco.
        Você oferece ao seu paladar algo novo, rico em sabor e nutrientes e infinitamente mais saudável.

      • concordo, mas o sabor nos atrai para a comida!!! acho que devcemos usar ao maximo produtos mais naturais em nossas refeições e sobremesas, mas com certeza elas devem ter atrativo de saborosas para que possam ser cada vez mais utilizadas! a Dica que voce deu é boa.. tem receitas que ja dao sabor à biomassa!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s