Você conhece Pirapora do Bom Jesus? Eles pagam um preço alto pelo uso de detergente em SP

Pirapora do Bom Jesus é uma cidade pacata, muito religiosa e que vive do turismo, no interior de São Paulo. Desde segunda-feira (24), a espuma de poluição do Rio Tietê tem avançado sobre as ruas da cidade.

A formação da espuma está relacionada principalmente com a baixa vazão da água e com a presença de esgoto não tratado que dificulta a decomposição de detergentes domésticos. A espuma surge quando a água passa por uma usina hidrelétrica localizada a poucos quilômetros do centro da cidade.

Os moradores relatam que o cheiro do enxofre está cada vez mais forte e tem causado mal-estar principalmente em crianças e idosos. Neste caso, o que acontece é que o poder público, ao invés de incentivar a população a diminuir o uso dos detergentes domésticos e investir no tratamento de esgoto, quer encontrar uma solução para que a água, ao passar pelas turbinas produza menos espuma. É aquela velha história: “vamos tratar a dor ou a causa?”.

O certo é que o uso de detergentes domésticos comuns é um problema sério no Brasil pois eles são feitos a partir de derivados do petróleo, que simplesmente não se degradam depois que entram nos esgotos das nossas casas. Enquanto isto, os lava-louças orgânicos (tem aqui no Mercado) são feitos apenas com substâncias biodegradáveis.

Os micro-organismos presentes na água conseguem decompor as moléculas dos lava-louças biodegradáveis, mas não deteriorar os detergentes não biodegradáveis, por esse motivo eles permanecem na água sem sofrer decomposição, causando o acúmulo de espuma que está sendo visto em grande escala no interior paulista.

Então, a equação não nos parece passar pelo mecanismo mágico que vai evitar que a espuma se forme ao passar pelas turbinas de qualquer hidrelétrica brasileira. Ela passa pela nossa decisão de poluir os rios ou não. E todas as vezes que lavamos a louça do almoço devemos ter isto bem claro em nossas mentes.

Todas as imagens: Rafael Pacheco via Fotos Públicas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s