Neil Young lança disco contra a Monsanto

Neil Young

Será lançado no final deste mês o novo trabalho do cantor canadense Neil Young: “The Monsanto Years“. Nele o músico e ativista contra os Organismos Geneticamente Modificados (OGM) transforma sua arte para protestar contra a Monsanto, a mais poderosa entre as multinacionais controladoras da indústria de sementes no mundo.

Nesta semana, foi divulgado o bem-humorado clipe de “A Rock Star Bucks a Coffee Shop“, uma das faixas do disco, gravado em um show secreto em San Luis Obispo (Califórnia), em que diz: “quero uma xícara de café, mas não quero OGM”. A letra faz uma clara menção à rede Starbucks, contra a qual Neil liderou um boicote por omitir de seus clientes o uso de transgênicos.

Prestes a completar 70 anos, Neil é, desde os anos 60, uma voz importante na luta pela preservação ambiental e se tornou uma das vozes mais ativas do mundo da música em defesa das sementes livres e da agricultura familiar.

Em outra passagem de “A Rock Star…”, o músico, que já se referiu à Monsanto como “o maior vilão de todos”, declara: “Adoro começar meu dia livre, sem ajudar Monsanto./ Monsanto, deixe os nossos agricultores cultivarem o que eles querem,/ desde os campos de Nebraska até as margens de Ohio./ Os agricultores não são livres para cultivar o que querem. / O controle corporativo toma conta da fazenda americana/ com os políticos fascistas e os gigantes químicos que andam de braço dado”.

O disco foi gravado com Lukas e Micah, filhos de Willie Nelson, também militantes contra os transgênicos.

Em entrevista à revista Rolling Stone Lukas falou sobre o sentimento de fazer parte deste trabalho. “Ninguém gosta da Monsanto. Ninguém quer OGM na sua comida ou, pelo menos, quer saber se tem para poder dizer não. Estou muito orgulho de estar na banda de Neil”.

Neil Young Promise of the Real

Micah, por sua vez, falou sobre a reação do público no show. “Cada vez que mencionávamos a Monsanto em uma canção, a multidão gritava, aplaudia e lançavam socos ao ar. Foi uma sensação incrível”.

“The Monsanto Years” estará à venda no dia 29 de junho. Composto por nove faixas, o disco vem acompanhado de um documentário com os bastidores do processo de composição e gravação e estará disponível em CD e formato digital – no iTunes e na PonoMusic. Quem fizer a encomenda de “The Monsanto Years” receberá as faixas “A Rock Star Bucks A Coffee Shop” e “Big Box” como download instantâneo.

Assista ao clipe de “A Rock Star Bucks A Coffee Shop”:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s