Xilitol: substituto do flúor deixa o creme dental orgânico mais saudável

Creme dental orgânico

Você sabe porque o creme dental orgânico é mais saudável do que o convencional? É porque ele contém xilitol um substituto natural do flúor.

Esta substância é um composto natural produzido industrialmente a partir de fontes renováveis (como a casca de diversos tipos de árvores).

Uma das características mais interessantes do xilitol é que ele mantém o pH da boca neutro. Isto é importante pois evita a desmineralização dos dentes. Além disso, ele atua no combate ao acúmulo da placa, inibindo o metabolismo das bactérias, auxiliando no combate às cáries.

É por este motivo que o creme dental orgânico dispensa o uso do fluoreto de sódio (comumente chamado de flúor). O flúor se popularizou na indústria da saúde bucal porque realmente tem propriedades que combatem a cárie. No entanto, a ingestão excessiva desta substância pode causar danos à saúde.

Entre estes problemas, estão a fluorose que afeta diretamente a saúde dos dentes. Esta doença cria manchas brancas e opacas ou linhas brancas por toda a superfície dentária. Em casos mais graves, a arcada adquire uma coloração marrom, com aspecto poroso, como o de um giz. O tratamento é complicado e depende do estágio da doença, mas geralmente é apenas paliativo.

Vale lembrar que o flúor é naturalmente obtido na água mineral e em outras fontes, sendo assim, quantias adicionais geralmente são desnecessárias, ao contrário do que as campanhas de marketing pregam.

Além do xilitol, o creme dental orgânico (tem aqui, no Mercado dos Orgânicos) é composto por matérias-primas certificadas sendo livre de conservantes químicos, produtos de origem petroquímica ou animal. Por ser feita com extrato de camomila, chá branco e semente de uva, possui o cheiro e o gosto do chá, além de ter o mesmo aspecto e textura de gel que os produtos convencionais.

Veja a tabela comparativa entre o creme dental orgânico e o convencional:

Tabela comparativa creme dental orgânico

Você vai curtir também:
Aprovado projeto que dispensa símbolo da transgenia em rótulos de produtos
As cores dos vegetais e os seus benefícios à nossa saúde

Máscara capilar natural: cuidando do seu cabelo como ele merece

Geleia Gourmet: um segredinho para deixar seus pratos mais requintados

Receita: quiche de espinafre, brócolis, cenoura e queijo minas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s