O segredo atrás dos produtos de limpeza convencionais

produtos de limpeza

A aparência inofensiva dos produtos de limpeza, suas fragrâncias deliciosas e a nobre missão que possuem (deixar nossas casa e roupas limpas) mascaram uma indústria descomprometida com o meio ambiente e riscos para a saúde do cliente, duas atitudes graves que não podemos mais tolerar nos dias de hoje.

Produtos de limpeza convencionais (desengordurantes, desinfetantes, detergentes líquidos para louça e roupa, amaciantes e sabões em pó) escondem verdadeiros venenos em suas fórmulas e ficam devidamente descritos em letras minúsculas dos rótulos publicitariamente pensados para induzir o consumidor. Entre os ingredientes mais danosos presentes nestes produtos estão:

:: Fosfato
É eficaz no auxílio à limpeza, mas atua nos mananciais como adubo para plantas aquáticas e algas, o que esgota o oxigênio da água.

:: Conservante
É um componente bacteriostático que não elimina as bactérias, apenas inibe a reprodução.

:: Formaldeído
Muito utilizado devido sua efetividade e baixo custo. Em exposições crônicas, causa câncer.

:: Tensoativo
Presente nos detergentes, é responsável pela remoção da sujeira. Por lei, deve ser biodegradável, mas continua sendo derivado do petróleo.

:: Branqueador Óptico
Encontrado no sabão em pó e em barra, é um fluorescentes que confere tonalidade branca. Ao lavar a roupa, partículas do branqueador se prendem ao tecido. Em contato com a luz, tais partículas dão a sensação de que a roupa ficou mais branca do que estava antes de ser lavada.

:: Fragrâncias e corantes
São derivados de petróleo, ou seja, sintéticos, que causam alergias e poluem o meio ambiente. Nas formulações de origem vegetal, as fragrâncias são de óleos essenciais e os corantes derivados de plantas.

Está cientificamente comprovado que os componentes químicos, utilizados nos produtos de limpeza “convencionais” (ceras, lustra móveis, desinfetantes…) não se dispersam em ambientes fechados o que provoca uma grande concentração de substâncias tóxicas, dentro de casa e nos escritórios.

Os multiusos “convencionais” podem ser tóxicos, corrosivos, irritantes e inflamáveis. Eles podem conter fosfatos, EDTA, Formol, NTA e outros componentes. Muitos destes ingredientes são considerados perigosos, tóxicos, provocam poluição e contaminam o meio ambiente.

Fosfatos e EDTA são coadjuvantes usados para melhorar o desempenho dos tensoativos. O formol, usado como conservante, é cancerígeno. Os fosfatos estimulam o crescimento das plantas e algas nas águas, esgotando o oxigênio e podendo causar morte à vida aquática, principalmente nos lagos. EDTA e NTA se biodegradam lentamente e são suspeitos de provocar câncer.

Os produtos encontrados nos supermercados, mesmo os apresentados como biodegradáveis, são produzidos com matérias primas sintéticas à base de petróleo.

Ou seja, quando você limpa a sua casa, deixa tudo cheiroso e acha que está livre de bactérias, gorduras e etc, na verdade está trasnformando a sua casa em um depósito de substâncias tóxicas.

Já os produtos que vendemos no Mercado dos Orgânicos são fabricados à base de óleos vegetais e totalmente naturais, biodegradando-se rapidamente. Muito eficientes na limpeza e não tóxicos.
Os produtos da Biowash, por exemplo, são feitos à base de óleo de coco saponificado e contém aloe vera, além disso eles são certificados como naturais pelo Selo de Ingredientes Naturais do Instituto Biodinâmico (IBD).

Para ser considerado um Produto Natural a empresa deve atender diretrizes estabelecidas pela certificadora.O IBD garante que 100% da formulação é natural, de fontes renováveis, e que sua cadeia produtiva inteira é sócio-ambientalmente correta, incluindo valores como qualidade e origem da matéria-prima e do produto final, respeito ao meio ambiente e qualidade de vida das pessoas envolvidas em toda a cadeia produtiva.

Busque informação e limpe sua casa e roupas com produtos seguros. Saiba mais aqui.

Você vai curtir também:
Por dentro dos rótulos do guaraná orgânico e do convencional
Entenda as fórmulas dos cosméticos e as substâncias perigosas que estão em sua composição
Revista Trip: Você ingere 5,2 litros de veneno por ano
5 passos para o iniciante no mundo dos orgânicos
Geleia Gourmet: um segredinho para deixar seus pratos mais requintados
Receita: pão de banana do mundo

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s