Nas suas metas para 2015 está fazer algo positivo para um mundo melhor? Então, recicle

reciclagem

Se você quer fazer a sua parte para um mundo melhor, aproveite o ano que inicia e se responsabilize, verdadeiramente, pela destinação correta dos resíduos que você e sua família produzem.

E de que forma você pode fazer isso? Bom, inicialmente, separe o lixo da forma correta. Depois disso, faça uma programação para colocá-lo nas lixeiras de coleta nas datas corretas e, por fim, nunca descarte lixo na rua.

São pequenas atitudes, mas com certeza seu gesto terá um impacto profundo na saúde das futuras gerações, especialmente se você puder servir de exemplo para os seus familiares e amigos.

Abaixo, nossas dicas para que você faça a coisa certa na hora de descartar o lixo:

:: Vidros
Embalagens de vidro e garrafas podem ser encaminhados para reciclagem. No caso de vidro quebrado, não esqueça de protegê-lo com jornal ou caixa e fazer alguma identificação para evitar que alguém se machuque. Estima-se que a reciclagem de uma tonelada de vidro poupa 65% da energia necessária à produção da mesma quantidade.

:: Espelhos, cerâmicas e louças
Eles não são recicláveis e são exemplo comuns de “contaminação” no processo de reciclagem. Por isso, devem ser descartados como entulho.

::Marmitex e papel alumínio
São recicláveis, desde que limpos. No entanto, é preciso lavá-los para tirar resíduos de comida.

:: Artigos sujos de comida
Artigos sujos de comida vão para o lixo comum. Guardanapos e lenços de papel com restos, caixas de papelão com gordura da pizza, copinho sujo de café… nada disso serve no processo de reciclagem.

:: Plásticos em geral
Embalagens cotidianas como de detergente e produtos de beleza (limpas), tampas plásticas, sacos, garrafas e até capinhas de CD e DVD podem ser encaminhadas para reciclagem.
Alguns objetos como cabos de panela, tomadas, teclados de computador e acrílicos não são recicláveis.

:: Fitas adesivas
Como regra geral, todo tipo de papel que tiver algum tipo de adesivo ou cola não é reciclável, Fita crepe, etiquetas e outros tipos de adesivo, portanto, não podem ser reaproveitados.

:: Fotografias e cartões de visita
Na mesma linha das fitas adesivas, elas não são recicláveis, assim como também não é o papel celofane, os metalizados, parafinados ou plastificados.

:: Papéis
Um terço do consumo de papel destina-se a embalagens. E algumas têm um período de uso inferior a 30 segundos. Contribua para a redução do consumo dos recursos naturais e separe os papéis para a reciclagem.

:: Isopor
São recicláveis, mas dificilmente este processo é feito pois ele é muito demorado e caro. As cooperativas não conseguem encontrar meios mais fáceis de reaproveitar. Portanto, evite ao máximo.

:: Óleo de cozinha
É reciclável e deve ser descartado nos pontos de coleta da sua cidade. Jogar o óleo usado pela pia entope canos, pode romper redes de coleta, prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, exige uso de produtos químicos altamente tóxicos para limpeza de encanamentos contaminados, compromete o equilíbrio ambiental quando chega a rios e oceano e impermeabiliza solos.

:: Roupas usadas, brinquedos velhos, livros e jogos
Doe. Elas podem ser dadas a outras pessoas ou a bazares de caridade.

:: Pilhas e baterias de celulares
Uma só pilha contamina o solo durante 50 anos. As pilhas incorporam metais pesados tóxicos e isto é extremamente danoso. Descarte-as, junto com as baterias de celular, nos postos de coleta autorizados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s