5 passos para o iniciante no mundo dos orgânicos

passos iniciante

Você quer começar a consumir orgânicos, mas não sabe qual o primeiro passo a dar? Para ajudá-lo neste caminho, montamos os cincos passos do iniciante no mundo dos orgânicos. Confira:

Onde encontrar informação
A primeira coisa a buscar é informação com credibilidade e confiança. A internet é um território vasto e cheio de possibilidades, mas há também excelentes livros e especialistas (médicos, nutricionistas, terapeutas alternativos) com sólida formação e que podem ser muito úteis. O importante é que você encontre os meios de informação que combinem com o seu estilo de vida e que possa confrontar teorias, ler coisas contraditórias para poder formar sua opinião.

Elegendo prioridades
Não imagine que é possível trocar todo seu hábito de consumo convencional para o orgânico do dia para a noite. Este é um processo que tem um ritmo que precisa ser respeitado. Então, eleja prioridades. Se seu foco está na alimentação, por exemplo, comece fazer sua comida em casa com a maior quantidade possível de produtos orgânicos. Se você não cozinha, passe a frequentar somente restaurantes ou estabelecimentos que ofereçam este tipo de alimentação. Se o seu grande problema for com os cosméticos, passe a substitui-los pelos orgânicos e assim por diante

Questionando a comida
Desde que fundamos o Mercado dos Orgânicos, no ano passado, queremos fazer do blog um meio para que as pessoas tenham um conhecimento simples: orgânico não é só comida. É tudo aquilo que consumimos (produtos de limpeza, cosméticos, produtos de higiene pessoal bebidas alcóolicas…). Mas não tem jeito, é na alimentação que tudo começa. Você precisa questionar se o que você está comendo é comida de verdade ou algo processado para matar a sua fome. Quando você conseguir olhar para um hambúrguer tradicional e perceber que ele não é comida, mas um produto que apenas sacia a vontade de comer, as coisas começarão a mudar para você. É a partir deste ponto que você começa a entender que a qualidade da sua alimentação é um investimento de longo prazo que vale mais do que, em determinado momento da vida, descobrir que aquilo que te alimentou durante anos foi fazendo mal a seu corpo a ponto de adoecê-lo.

Decifrando rótulos
Saber ler os rótulos de um produto e entender o que ele quer dizer é fundamental. Quando você aprende a ler o rótulo de um batom, por exemplo, e descobre que nem tem chumbo e petróleo, com certeza vai entender que ele não te faz bem (leia sobre aqui). Ou ainda, quando você descobre o que quer dizer “xarope de milho de alta frutose”, com certeza passará a evitar os produtos que tenham esse ingrediente em sua composição (assista vídeo aqui). Por isso, estude um pouco e aprenda como decifrar este que é para muito um verdadeiro enigma.

Aprendendo com os certificados
Por fim, e ainda falando em rótulos, busque sempre segurança no que está consumindo. Veja quais são as entidades que atestam aquele produto. No caso de um orgânico, há várias entidades que desempenham este papel. Pesquise sempre a reputação desses órgãos. Isto lhe dará segurança na hora da compra.

_+_

Nossas dicas, por hoje, eram estas. Se você tem alguma dúvida ou sugestão para um novo passo para iniciantes, por favor, comente o post e nós teremos imenso prazer em ampliar o material. Informação precisa ser compartilhada e não guardada a sete chaves.

Você vai curtir também:
Guru da vida saudável defende a comida caseira e dá dicas para cozinhar no dia a dia
Vida orgânica: 5 atitudes para um novo estilo de vida
É possível eliminar agrotóxicos lavando e escovando os alimentos?
Alimentos sintéticos “mais saudáveis”. Você acredita neles?
Produtos de limpeza orgânicos: fugindo de alergias e problemas de saúde

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s