Conheça os benefícios dos hortifrútis da estação

Benefícios alimentação orgânica

Cada legume, verdura, fruta e hortaliça tem sua estação. Nossa alimentação deveria variar conforme os alimentos sazonais da época em que estamos vivendo, o que nos garantiria acesso aos nutrientes e vitaminas de que o nosso organismo necessita naquele momento.

Quando você compra produtos orgânicos tem certeza de estar consumindo os produtos da estação já que estes são produzidos sem modificações. Nosso kit da semana contempla apenas hortifrútis que são produzidos nesta época. Veja, abaixo, os benefícios de cada um.

:: Alho poró
Possui propriedades diuréticas, graças ao potássio e a escassez de sódio. Recomendado a pessoas que sofram de retenção de líquidos, hipertensão ou gota. Auxilia no controle do colesterol.

:: Banana
Rica em fibras, ajuda na regulação do fluxo intestinal e previne as cãibras por ser rica em magnésio. Além disso, auxilia o sistema nervoso e combate a anemia, graças ao ferro.

:: Batata doce americana
Ajuda a controlar o diabetes pois tem baixo índice glicêmico. Dá mais saciedade, pois é rica em fibras sendo digerida mais lentamente e, portanto, auxilia a perda de peso.

:: Bergamota
Reforça o sistema imunológico pois tem muitas vitaminas e minerais. Além disso, é laxativa, com grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino.

:: Beterraba
Rica em nutrientes, é excelente para grávidas. Crua, a beterraba contém betaína, que reduz inflamações no organismo. A fibra da beterraba parece aumentar a capacidade do organismo de detectar e remover células anormais antes que se tornem cancerígenas. Os nutrientes que lhe dão a cor púrpura e vermelha têm grande poder anticancerígeno.

:: Cenoura
Excelente emagrecedor, possui poucas calorias e muitas fibras (que também combatem o colesterol). Além disso, previne doenças cardiovasculares pois é rica em carotenoides. Devido aos antioxidantes e à vitamina A, melhora a qualidade da pele.

:: Couve
Aconselhada para amenizar a asma e bronquite, é rica em vitaminas e minerais, ajudando a prevenir diversas doenças, além de ser laxativa.

:: Espinafre
É rico em minerais e vitaminas como a K, que contribui para um sistema nervoso saudável. Os seus flavonoides diminuem a divisão celular em células do câncer do estômago e na pele humana. Além disso, auxilia no combate ao câncer de próstata.

:: Laranja
Combate uma série de variedades de câncer. Previne doenças renais e reduz o risco de pedras nos rins. Por ser rica em fibras, combate o colesterol. Já o seu alto índice de potássio, regula o coração e previne a arritmia.

:: Erva cidreira
A erva cidreira é um excelente chá que melhora a qualidade do sono, alivia dores de cabeça, combate os gases e previne distúrbios digestivos. Além disso, promove o alívio da tosse.

Você vai curtir também:
Top 10: os orgânicos que vão turbinar a sua alimentação
Goji Berry: a fruta que é considerada um superalimento
Conheça os alimentos com maior índice de agrotóxicos
Como diminuir a quantidade de toxinas presentes no nosso dia a dia
Cinco motivos para consumir produtos orgânicos

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s