Cinco motivos para consumir produtos orgânicos

Cinco motivos

Desde que começamos a trabalhar com orgânicos, temos sido muito questionados sobre os motivos pelos quais consumir este produtos é melhor do que consumir os convencionais.

Geralmente, este questionamento vem junto de um pensamento de curto prazo: “por que vou gastar mais em um produto orgânico, se posso consumir um mais barato?”
Esta resposta todos já conhecem: é porque os problemas de saúde com que teremos de arcar daqui há alguns anos serão mais caros do que o investimento diário que podemos fazer, hoje, em saúde, além dos impactos ao meio ambiente, com os quais, inevitavelmente, iremos arcar.

Por este motivo, queremos começar a semana com este post com cinco motivos não tão óbvios para o consumo de orgânicos.

01 _ Segurança
Ao comprar um produto orgânico, você sabe exatamente o que está consumindo e qual a sua procedência (um salgadinho de batata orgânico tem batata de verdade mesmo, e não um monte de coisas artificiais que imitam batatas). No convencionais, o uso de agrotóxicos, venenos e mudanças genéticas são omitidos para que o consumidor tenha a ilusão de que está consumindo um produto natural, o que não é verdade. A cadeia de produção orgânica tem se esforçado para criar um modelo de negócio baseado na confiança, na sustentabilidade e em um canal permanente de comunicação com seus clientes. A regulação jurídica que normatiza este tipo de produção e os certificados exigidos colaboram para que quem compra sinta-se mais seguro na hora de consumir esses produtos.

02 _ Valor Nutricional
Uma das grandes vantagens dos produtos alimentícios de origem orgânica está no seu valor nutricional. Neste tipo de cultura, o solo é cultivado com adubo e não com fertilizantes químicos. Além disso, há o rodízio de plantações, o que enriquece a terra. Tudo isso faz com que o produto orgânico tenha um valor nutricional superior aos produtos convencionais ou transgênicos.

03 _ Sabor
O modelo de produção desses alimentos, beneficia também o seu sabor. Os produtos orgânicos possuem propriedades que aumentam essa característica do alimento. Isto acontece pois a adubagem orgânica não acelera o metabolismo da planta. Ou seja, ela consegue se desenvolver no tempo certo e, com isso, consegue ampliar propriedades que a deixam mais saborosa. É por este motivo também que os orgânicos duram mais do que os produtos convencionais, se bem armazenados.

04 _ Sustentabilidade
A tendência crescente do consumo e produção de orgânicos vem como uma consequência da necessidade de criarmos um modelo sustentável para explorarmos os recursos do planeta. Em alguns lugares, especialmente na grande mídia, este modelo aparece com apelo cool, mas a questão é mais séria e tanto quem produz quanto quem consome esses produtos sabe que os orgânicos não são “uma moda”, são uma nova forma de se comprometer com o presente e o futuro do nosso planeta.

05 _ Impacto regional
Algo que poucas pessoas se dão conta, mas que julgamos muito importante, é que a produção e o consumo de orgânicos é um modelo econômico que auxilia muito no desenvolvimento regional, apoiando os pequenos agricultores, que, ao contrário de grandes multinacionais que querem patentear a produção de sementes mundial, produzem alimentos com base em técnicas artesanais de cultivo que respeitam a natureza e sua diversidade. Os governos ainda não se deram conta de que é preciso incentivar mais esse modelo de produção, mas é fato que ao comprarmos de produtores locais, passamos não só a incentivar a economia regional como a poupar recurso do meio ambiente. Desta forma, com escolhas simples, podemos ajudar a traçar um novo caminho para o nosso planeta.

Agora que você conhece os nossos motivos, deixe o seu comentário e nos conta o que te move a buscar este novo modelo de consumo. Será muito legal conhecer a sua opinião!

Anúncios

5 pensamentos sobre “Cinco motivos para consumir produtos orgânicos

  1. Pingback: Artista cria mapas com alimentos mais consumidos nos países | mercadodosorganicos

  2. Pingback: Conheça os alimentos com maior índice de agrotóxicos | mercadodosorganicos

  3. Pingback: Receita: aprenda a fazer coalhada | mercadodosorganicos

  4. Pingback: Conheça os benefícios dos hortifrútis da estação | mercadodosorganicos

  5. Pingback: Molho de tomate orgânico: mais saúde na sua cozinha | mercadodosorganicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s