Aprenda a diferenciar produtos orgânicos, com orgânicos e naturais

Produtos orgânicos X naturais

Crédito da imagem: nossa amiga e cliente Juliana Padilha Juruá

Você sabe a diferença entre produtos “naturais”, “feitos com produtos orgânicos” e “orgânicos”? Esta é uma informação importante para que você possa fazer suas compras de forma consciente. Para ter certeza de que tipo de produto você tem em casa, fique atento à embalagem. O nome está relacionado à quantidade de elementos orgânicos que compõem o produto.

Conforme determinação da Anvisa, os “naturais” contem entre 5% e 70% de ingredientes orgânicos na sua fórmula. Se possuir de 70% a 95%, passa a ser um produto “elaborado com ingredientes orgânicos” e somente quando ele possui mais de 95% de substratos orgânicos recebe a certificação de “orgânico”. Estas expressões aparecem na embalagem e são reguladas pelo Governo Federal.

Segundo o Inmetro, para que um produto seja considerado orgânico, ele precisa se adequar a uma série de princípios que deverão ser adotados em toda a fase de produção, tais como: “ao conjunto de práticas associadas ao manejo sustentável dos recursos naturais e dos resíduos gerados; a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais; uso racional do solo, da água e do ar; preservação das condições de bem-estar dos animais; além da concepção de um produto sem a utilização de defensivos agrícolas”.

Na prática, os “produtos naturais” são mais saudáveis do que os processados. No entanto, ainda possuem alto teor de agrotóxicos. Os “feitos com produtos orgânicos” possuem maior grau de confiabilidade. Já os “produtos orgânicos” são os únicos livres de defensivos agrícolas e que não causam qualquer dano à saúde.

Você curtirá também:
É possível eliminar agrotóxicos lavando e escovando os alimentos?
Produtos de limpeza orgânicos: fugindo de alergias e problemas de saúde
Maquiagens orgânicas: resultados surpreendentes e mais saúde em um mesmo produto
Como conservar e manter os produtos orgânicos por mais tempo