É possível eliminar agrotóxicos lavando e escovando os alimentos?

Se você procurar, irá encontrar uma infinidade de matérias explicando como eliminar os agrotóxicos dos alimentos. Há muitas dicas e truques que são ensinados. No entanto, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em sua Nota Técnica de Esclarecimento sobre o Risco de Consumo de Frutas e Hortaliças Cultivadas com Agrotóxicos, isto não é possível.

Conforme os estudos feitos pelo órgão, os agrotóxicos podem ser divididos quanto ao modo de ação entre sistêmicos e de contato. Os sistêmicos são aqueles que circulam através da seiva por todos os tecidos, se distribuindo uniformemente e ampliando o seu tempo de ação. Os de contato são aqueles que agem externamente no vegetal. E mesmo estes são também, em boa parte, absorvidos pela planta, penetrando em seu interior através de suas porosidades.

Uma lavagem dos alimentos em água corrente, portanto, só pode remover parte dos resíduos de agrotóxicos presentes na superfície dos mesmos. Os agrotóxicos sistêmicos e uma parte dos de contato, por terem sido absorvidos por tecidos internos da planta permanecem no alimento mesmo que esses sejam lavados. Neste caso, uma vez contaminados com resíduos de agrotóxicos, estes alimentos levarão o consumidor a ingerir resíduos de agrotóxicos.

Quanto à eficácia da água sanitária neste processo, a Agência afirma não conhecer estudos que comprovem que ela remova ou elimine resíduos de agrotóxicos nos alimentos. Segundo o órgão a solução de uma colher de sopa da substância para um litro de água tem como objetivo apenas matar agentes microbiológicos que possam estar presentes nos alimentos. Além disso, vale lembrar que após ser usada na lavagem dos alimentos, a água fica contaminada pelos agrotóxicos. Ou seja, o veneno que consumiríamos só foi destinado para outro lugar e não eliminado de verdade. Muito provavelmente, este resíduos irão poluir rios e mananciais de água.

Questionada sobre o que o consumidor pode fazer para diminuir a ingestão de agrotóxicos, a Anvisa afirma na nota: “optar por alimentos certificados como, por exemplo, os orgânicos, e por alimentos da época, que a princípio necessitam de uma carga menor de agrotóxicos para serem produzidos. A orientação é procurar fornecimento de produtos com a origem identificada, pois isto aumenta o comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos alimentos, com a adoção das boas práticas agrícolas”.

Leia a íntegra da nota aqui.

Você vai curtir também:
Alimentação orgânica para crianças
Como conservar e manter os produtos orgânicos por mais tempo
A história dos cosméticos

Anúncios

5 pensamentos sobre “É possível eliminar agrotóxicos lavando e escovando os alimentos?

  1. Pingback: Aprenda a diferenciar produtos orgânicos, com orgânicos e naturais | mercadodosorganicos

  2. Pingback: Como diminuir a quantidade de toxinas presentes no nosso dia a dia | mercadodosorganicos

  3. Pingback: Conheça os alimentos com maior índice de agrotóxicos | mercadodosorganicos

  4. Pingback: Conheça o Gojy Berry, a fruta que é considerada um superalimento | mercadodosorganicos

  5. Pingback: 5 passos para o iniciante no mundo dos orgânicos | mercadodosorganicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s