10 atitudes simples que você pode adotar para melhorar o meio ambiente a sua volta

istock_000004633733medium

Um estudo divulgado pela Oxfam, ONG com atuação em todo o mundo e que combate a miséria e injustiça sociais, revelou que pequenas mudanças no consumo dos alimentos podem provocar impactos gigantescos no atual sistema alimentar global.

Ao todo os pesquisadores chegaram à conclusão de que com apenas cinco atitudes cotidianas é possível fazermos, independente de governos e grandes mutirões, uma revolução silenciosa que terá impacto nas futuras gerações. Eis as dicas da Oxfam:

01 _ Reduza o desperdício de alimentos: ao cozinhar, faça porções menores, não exagere. Além disso, utilize, de forma criativa, as sobras dos alimentos e, por fim, para que eles fiquem conservados por mais tempo, armazene-os em local adequado.

02 _ Compre alimentos da época: muita energia (e insumos agríciolas) é gasta para que você consuma alimentos fora de sua época natural. A natureza e a saúde do planeta pagam um preço caro por isso e você pode evitar o problema. Se não houver o consumo, esse tipo de exploração irá cessar.

03 _ Cozinha inteligente: com atitudes como tampar a panela você pode reduzir a quantidade de energia que usamos para cozinhar em até 70%.

04 _ Coma menos carne: a produção deste tipo de alimento está chegando a limites drásticos. Cada vez mais os animais são submetidos a uma série de maus-tratos e dietas cheias de hormônios que, comprovadamente fazem mal à saúde dos animais e de quem consome sua carne. Diminuir o consumo é uma forma de fazer com que a indústria repense seus métodos.

05 _ Apoie os pequenos produtores: ao consumir alimentos produzidos perto da sua casa, sem agrotóxicos ou com grandes impactos ambientais, você pode até pagar, financeiramente, um preço um pouco mais alto. No entanto, irá gerar mais renda e emprego perto de você, além de preservar a natureza.

Nós, do Blog do Mercado dos Orgânicos, também queremos dar a nossa colaboração para esta lista e queremos dar nossas cinco sugestões. São elas:

06 _ Separe o seu lixo: esta é uma prática muito simples e que só requer um mínimo de dedicação. Depois, vira automático.

07 _ Pratique o desapego: seja solidário e doe o que não tem mais serventia para você. Este é um exercício que faz bem à alma.

08 _ Ande a pé e de bicicleta: nem que seja apenas aos finais de semana. Resgate este valores junto com seus filhos e esteja certo de que está criando uma nova geração mais consciente.

09 _ Estimule seus filhos a evitarem o consumismo: a época da ostentação e do consumo pelo consumo ficou para trás. Mostre para eles o que realmente importa (a essência e não a aparência).

10 _ Cozinhe em família: trazer todos para a cozinha é uma oportunidade de reaproximar a família e de viver bons momentos juntos.

E você, o que acrescentaria a lista? Conte para nós. Adoraríamos saber a sua opinião.

Leia a íntegra do estudo da Oxfam, em inglês, aqui.

Anúncios

3 pensamentos sobre “10 atitudes simples que você pode adotar para melhorar o meio ambiente a sua volta

  1. Pingback: Artista cria mapas com alimentos mais consumidos nos países | mercadodosorganicos

  2. Pingback: Conheça os alimentos com maior índice de agrotóxicos | mercadodosorganicos

  3. Pingback: Passo a passo para uma vida mais saudável. Nossas dicas: | mercadodosorganicos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s